sábado, 4 de agosto de 2018

Segregadores - Projeto de Banheiro Seco


Os projetos de banheiros secos vem invadindo algumas regiões do Brasil. È uma alternativa ecológica no tratamento de fezes humanas. Apesar da semelhança estética com o banheiro comum, as fezes são separadas da urina. As fezes são armazenadas em um local sem contato com o ambiente externo, onde a cada defecação a pessoa joga um punhado de serragem sobre as fezes para mantê-las secas e evitar o mau cheiro. A urina é encaminhada a um sistema fechado de tratamento de águas cinzas (bacia de evapotranspiração), onde através de plantas semi-aquáticas, a água da urina é evaporada pelas folhas e seus nutrientes também utilizados pelas plantas.

Beneficios - Socioambiental:  

Sem água, o banheiro seco evita o lançamento de dejetos em tubulações ligadas à centro de tratamentos ou diretamente em arroios e rios, para não os poluírem, e também produz composto orgânico no final de seu processo. Através do banheiro seco, é possível ensinar o método cíclico da natureza, onde nenhum recurso é desperdiçado.

O banheiro seco gera economias para quem o possuí, como:

  • cessar o uso de água na instalação sanitária
  • evitar uso de tubulações ligadas a rede coletora de esgoto
  • evitar o gasto com adubo para árvores frutíferas.

Os segregadores ou vaso sanitário utilizados especificamente para o "Banheiro Seco"  ja esta sendo produzido por MEI´s parceiras da APGAM que receberam o projeto de confecção, treinamento e fornecemos os materiais para sua execução. Disponibilizando assim segregadores para Banheiros Secos atendendo qualquer quantidade.



Contatos: Email - APGAM - aapgam@gmail.com    








Fonte: Wikipédia - Foto 1  - APGAM - fotos de produção - MEI   




Nenhum comentário:

Postar um comentário