domingo, 24 de março de 2019

PLANOS MUNICIPAIS: Resíduos, Saneamento e Educação Ambiental – Jacupiranga e Juquiá – Municípios do Estado de São Paulo.



A povoação de Santo Antônio de Juquiá foi fundada em 1829 por Felipe Fernandes. Em abril de 1853, foi elevada à condição de freguesia do Município de Iguape. E com o advento da República, de distrito. O nome Juquiá só foi oficializado com a Lei nº 9073, de 31 de março de 1938. Em 30 de novembro de 1938, o distrito passou a pertencer ao município de Prainha, que a partir de 1944 se chamaria MiracatuEm 24 de dezembro de 1948, veio a emancipação, pela Lei nº 233/1948. Tornando-se Município Paulista.
O nome Juquiá, em tupi-guarani, pode significar "rio sujo", "espinho de fruta" ou "armadilha para peixe". Fonte – Wikipédia ..


A Associação Paulista dos Gestores Ambientais – APGAM a exato 1(um) ano iniciou o dialogo com o Prof. Ga. Edson Ney Barbosa – para a instalação da Regional da APGAM Vale do Ribeira, e que se efetivou na ATA de Reunião Ordinária em Abr/18 tornando o nosso Vice-Presidente Regional. A exemplo o seu desafio junto com a Ga. Leonice Gonsalves em consolidar este nosso objetivo, esta passando por intenso desafio pessoal de todos, parte da Diretoria de São Paulo e da Regional APGAM – Vale do Ribeira. E assim conseguimos os contratos de produzir os Planos Municipais: Resíduos, Saneamento e Educação Ambiental dos municípios de Juquiá e Jacupiranga, com a participação da Enga. Ga. Angela Martins.
De fato esta sendo um desafio por conta dos prazos estreitos em virtude de legislação Federal e de compromissos junto ao MP. Assim, com o apoio do Sr. Rafael Guimarães – Sec. de Agricultura e Meio Ambiente de Juquiá/SP, que neste paralelo aos Planos Municipais de Resíduos, Saneamento e Educação Ambiental vem igualmente promovendo a revisão do Plano Diretor do Município que tem como responsável o Engo. Wilson Italiano (Esalq) – (Consultoria FILOCALIA).

As ações técnicas, operacionais e de participação da Sociedade Civil Organizada produzindo reuniões e audiências no município tendo a colaboração assídua do seu Prefeito – Sr. Renato Soares e seu Vice – Sr. Gilberto Matsusue e seus Secretários, o Presidente da Camara Municipal – Ver. Nazem Jaze e seus vereadores – somando-se a exemplo as entidades filantrópicas, e a ACIAJU – Associação Comercial, Industrial, Agropecuária de Juquia/SP que tem como Presidente – Jor. Jupter Darwin Furquim.
 Inclusive tivemos uma Reunião agendada para o dia 22/03/2019 que por questão de agendamentos outros solicitou para nos receber o Sr. João C.O. Junior  (Jonny Modas) que foi Presidente da ACIAJU em períodos anteriores, o qual produzimos um excelente dialogo apresentando a historia da APGAM, o nosso desejo exclusivo de promover os Gestores Ambientais do próprio Vale do Ribeira em futuras instalações de consultorias, projetos e editais. o qual já temos a colaboração do Ga. Jonathan Francis, morador de Juquiá/SP indicado pelo Ga. Edson Barbosa (Vice-Pres. Regional), e reconhecer a importância da ACIAJU e seus Associados: Comércio, Industria, Agropecuária e outras atividades de cunho comercial para exposição e diálogos sobre os planos acima e sua importância para a economia de recursos públicos, privados e o desenvolvimento socioambiental de Juquiá/SP.
 Nesta segunda-feira dia 25/03/2019 as 19:00 hs teremos a Reunião na Câmara Municipal para a instalação do Conselho ou Comissão de Coordenadores para atendimento a legislação e com Portaria do Sr. Renato Soares (MDB) – Prefeito de Juquiá para oficializar este “Coordenadores” em acompanhar todas as ações, e assim produzir os diálogos para qualificar e ser os interlocutores entre a sociedade civil organizada e o poder publico local.
Em Jacupiranga foram apresentado os Planos: Resíduos e Saneamento Básico, e vamos reproduzir para conhecimento dos Gestores Ambientais na próxima edição a composição e as ações daquele importante município onde o Ga. Edson Barbosa tem promovido junto com o Sr. Bruno Arcari – Diretoria de Meio Ambiente /Jacupiranga praticamente os mesmos procedimentos de acordo com a legislação em curso, porém com a característica de trato especificas daquele Município.
Para a APGAM e sua Regional tem sido um excelente espaço de exposição de conhecimento técnico operacional e de revisão de atuação mais pragmática, de adequações em sua Pessoa Jurídica (CNAE) dentro de sua atividade prevista em  “Estatuto”, que apesar de atuar com sucesso em outros projetos trabalhando seus recursos, a relação com os municípios tecnicamente estão exigindo adequações fiscais importantes para o futuro da APGAM em seus projetos de expansão para outras Bacias Hidrográficas do Estado de São Paulo.

Agradecimentos: Enga. Ga. Angela Martins (Dir. Adm), Ga. Edmilson Gonçalves (Dir. Projetos),Engo. Hugo Thonsom, Ga. Joana Wandersen, e Ga. Jonathan Francis (Juquia/SP)




Texto: Ga. Jose Ramos de Carvalho – Pres. APGAM
Fotos: APGAM e site oficial – Juquia/SP.
Diretoria de Comunicação .




Nenhum comentário:

Postar um comentário