Neste primeiro ano de atuação da Associação Paulista dos Gestores Ambientais – APGAM - finalizamos o ano de 2010 com o desejo, e a mesma energia do dia 18 de Novembro de 2009, data de sua fundação. Estávamos formando um novo grupo para colaborar com as frentes já existentes, para o reconhecimento e regulação profissional da Gestão Ambiental. Os desafios dentro do propósito estabelecido por seu “Estatuto” viabilizando suas ações operacionais, se utilizando da distribuição administrativa e geográfica das Bacias Hidrográficas do Estado de São Paulo. Uma metodologia aplicável, que ofereceu ao longo do período bons resultados práticos. No inicio do mês de Maio à Associação tornou-se de fato uma organização constituída atendendo a todos os preceitos como “Pessoa Jurídica”. Imediatamente, com recursos provenientes de seus diretores inicia a busca dos patamares jurídicos, avaliando os projetos que transitavam na Câmera Federal e seus parlamentares, analise dos movimentos produzidos por outras importantes organizações, inclusive acadêmicas, com o objetivo da regulação profissional de nossa categoria. Uma vez detalhado todo cenário tivemos a certeza que precisávamos formar ações identificadoras, de posicionamento profissional e político, que teve seu inicio pragmático com a instalação no mês de Julho da 1ª Conferência Paulista dos Gestores Ambientais (1ª CPGA). E convidamos os palestrantes: Dr. Paulo Wollinger (Ministério da Educação), Dr. Roberto Mello (Ministério do Trabalho), Marcelo Candido (Prefeito de Suzano – Rep. do Subcomitê Tiête Cabeceiras), além dos Coordenadores dos Cursos de Gestão Ambiental e representantes dos Conselhos Profissionais. Realizada no CAMPUS da Universidade Federal de São Paulo (Unidade Guarulhos/SP) a 1ª CPGA já estava antecipando na palestra do Dr. Paulo Wollinger alguns resultados que estamos aferindo neste fechamento de 2010 – dizia “Ainda faltam algumas questões para uma melhor formação do aluno na área de Gestão Ambiental. O curso precisa ter uma melhor divulgação, ser mais conhecido no Brasil”. A própria 1ª CPGA foi atingida casualmente apesar da divulgação, da mínima participação dos acadêmicos e graduados em Gestão Ambiental. Mas de forma pratica e positiva, subtraímos deste evento propostas iniciais, para identificar os atuais patamares, posicionamentos com relação ao reconhecimento e regulação profissional, e principalmente os profissionais que estão diretamente ligados as estas questões regulatórias nos Ministérios da Educação e do Trabalho. A Associação Paulista dos Gestores Ambientais – APGAM, concluiu que devíamos ampliar a nossa participação como profissionais da área ambiental, nos eventos, palestras e audiências publicas, para que a sociedade e o próprio Gestor Ambiental possam perceber, que somente com a sua participação podemos ampliar e abrir novos espaços. O exemplo teve a eleição dos membros (ONG`s) do CONSEMA que foi presidida pelo Ga. Renato Morgado (ESALQ/Imaflora), os esforços promovidos pelo Ga. Paulo Costa (FMU) na discussão da qualificação das ações ambientais proposta pelo EIA/RIMA do Rodoanel – Trecho Norte. Em prismas diferentes de atuação, mas que geram divulgação e reconhecimento do profissional na sociedade. O fato é que ao final de 2010 avaliamos que à Associação, ganhou um rico acervo, para compor seus objetivos e metas para 2011. E esclarecer para o profissional de Gestão Ambiental, se desejamos de fato o “reconhecimento e a regulação profissional” temos que nos apresentar e participar efetivamente das questões e das ações de sustentabilidade em suas regiões, dando o devido peso ambiental ,social, econômico e político. Não importa em qual condição operacional: consultoria, voluntaria, empreendedora ou empregatícia. A razão é que devemos participar e ter a coragem de transpirar e oferecer a nossa vocação ambiental, pois esta é a carreira profissional que aspiramos. A Associação Paulista dos Gestores Ambientais – APGAM chega ao final de 2010, com uma excelente aprovação, com 13.500 acessos em seis meses de atuação de seu blogger, fechando o ano de 2010 com 105 matérias, envolvendo diversas ações ambientais, profissionais e sociais. E continuará oferecendo junto aos Gestores, profissionais, amigos da área ambiental, e em especial para seus colaboradores, um espaço importante de comunicação, e com novidades para o próximo ano, inclusive para atender adequadamente os acessos diários dos internautas da rede mundial, a exemplo: EUA, Portugal, Espanha, Canadá, Alemanha, Reino Unido, França, Holanda, Japão, Rússia, Hungria, Argentina, Peru, Colômbia, Croácia, Eslovênia e Moçambique. Sendo que os acessos dos EUA chegaram a 10% do volume, que demonstra que o nosso país na área ambiental, é zona de interesse de todo o planeta, portanto temos que nos apresentar e participar, estes são verbos importantes e definitivos para nós Gestores Ambientais. E toda a nossa Diretoria expressa o forte desejo para 2011, repleto de bons projetos e muito sucesso em todos os eventos direcionados especialmente a Gestão Ambiental. E aos amigos seguidores e profissionais de diversas áreas, que nos apóiam incondicionalmente, enviando mensagens, críticas, comentários, agradecemos e desejamos saúde e felicidades a todos.
DIRETORIA EXECUTIVA:
Presidente – GA. Fransueldo Pereira - Vice Presidente - GA. Fátima Gesualdo
1º Secretario - GA. Gervasio Antonio - 2º Secretario - GA. Noel do Carmo
1º Tesoureiro - GA. Vilma Maria Pupo - 2° Tesoureiro - GA. José Bento Candido
Diretor de Participação e Projetos - GA. Valter Lima,
Diretor de Comunicação e Imprensa - GA. José Ramos de Carvalho
Diretor Administrativo - GA. Rozimá Araujo
Diretor Institucional - GA. Manoel Sobrinho
Diretor de Assuntos Jurídicos - GA. Valdizar Albuquerque
Diretor de Marketing - GA. Valéria Silvestre
Conselho Fiscal:
GA. Zeliro Serafim, GA. Davi Fontes, GA. Jetro Cychinigff , GA. Tiago Rodriguês
GA. Aysla Andrade, GA. Jussara Miaira
Contador: Zacarias
Luiz Carlos Laurindo
Advogado
OAB, 77.598SP
Foto: 1ª CPGA.
Nenhum comentário:
Postar um comentário