terça-feira, 15 de junho de 2010

Minha luta dentro da Gestão Ambiental tem duas vertentes...

A Associação Paulista dos Gestores ambientais - APGAM, terá o imenso prazer de expor trabalhos de profissionais em Gestão ambiental que se destacam em suas empresas, no terceiro setor, nas consultorias, nos setores públicos, mas com a mesma determinação nos trabalhos voluntários. E o primeiro histórico academico e profissional convidamos o Gestor ambiental Marcos Vinicius Moreira Borges (30 anos) formado e pós-graduado pelo SENAC.

Cheguei ao curso de Gestão Ambiental com um significativo conhecimento na área ambiental. Havia cursado dois anos de oceanografia na UNIVALI, Universidade do Vale do Itajaí – SC, onde entrei em contato com temas como desenvolvimento sustentável e gestão ambiental. Identifiquei-me imediatamente com a necessidade de solucionar a equação: atividades humanas X preservação ambiental. Durante esta minha vivência participei da ONG: V. Ambiental, formada por estudantes de oceanografia e de outras ciências da terra da referida universidade.
Em 2001, tranquei minha matrícula e voltei para São Paulo, mas sabia que logo deveria retomar os estudos e fazer um curso que tivesse em sua grade curricular a Gestão Ambiental. Na época, fiquei sabendo que o SENAC oferecia um curso de graduação/tecnologia em Gestão Ambiental e não tinha conhecimento de outra instituição conceituada que oferecia o mesmo curso. Em 2002 comecei o curso. Já no primeiro semestre consegui um estágio na CETESB – Cia. de Tecnologia de Saneamento Ambiental, agência regional de Guarulhos, no setor comunitário, onde fazia atendimento a reclamações da população referentes à poluição, recepção de estudantes de escolas da região e empréstimo de material de educação ambiental. Além disso, saia com funcionários credenciados para inspeções e monitoramentos em fontes de poluição. Durante os trabalhos realizados, comecei a ter familiaridade com equipamentos de medição, licenciamento ambiental, preenchimentos de formulários e documentações da CETESB...

texto completo no link: Noticias/Opiniões dos Gestores Ambientais.

Foto: Luiz Carlos Sendro Jr. (Juninho CICAS)
Local: CICAS- Recuperação do solo

Nenhum comentário:

Postar um comentário