
Associação Paulista dos Gestores Ambientais - Fundação - 28/11/2009 - Endereço: Rua Heitor Iglésias Cambauva, 38-B - Pq. Edu Chaves - CEP 02234-050 - CNPJ e ESTATUTO. A disposição dos GESTORES AMBIENTAIS: Bacharéis, Tecnólogos, Técnicos em Meio Ambiente e Acadêmicos.
quarta-feira, 30 de março de 2011
Da lojinha "QUEIMADEIRA" a Vice-Presidência do Brasil.

segunda-feira, 28 de março de 2011
REALIZAÇÕES DOS GRUPOS EQUIDISTANTES DO TIETÊ CABECEIRAS – COMEMORAÇÕES DO “DIA MUNDIAL DA ÁGUA”.

Salve Mulambos, Quilombat e Voluntários
Texto: Ga. José Ramos de Carvalho - Foto: Rosana Carreiro / Projeto CICAS
sexta-feira, 25 de março de 2011
Fundo Brasileiro de Educaçao Ambiental - FunBEA

É com satisfação que o/a convidamos para participar da Assembléia de apresentação do Fundo Brasileiro de Educação Ambiental - FunBEA e de seu Estatuto. Trata-se de um fundo público não-estatal voltado para o fomento de projetos, programas e ações de educação ambiental que conta com o apoio técnico da Universidade Federal de São Carlos, sede de sua incubação desde setembro de 2010.
O FunBEA captará recursos junto a entidades, empresas e organizações nacionais e internacionais como estratégia para o financiamento consistente da Educação Ambiental enquanto política pública voltada à justiça socioambiental. Seu Estatuto, objeto de consulta aberta entre janeiro e março de 2011, será apresentado ao público neste evento que reunirá representantes dos governos federal, estadual e municipal, Universidades, ONGs, setor empresarial, entre outros
Data: 05/04/2011 (terça-feira)
Horário: 18:30 horas
Local: SESC Consolação - São Paulo/SP
Rua Dr. Vilanova, 245 (próximo à estação República do Metrô
Contamos com sua importante presença neste momento histórico para a trajetória da Educação Ambiental brasileira. Para isso, solicitamos o preenchimento da ficha de inscrição AQUI e confirmação de presença até 31/03/2011 através do endereço funbea.ambiental@gmail.com
Tire suas dúvidas através do endereço: www.consultafunbea.blogspot.com
Acompanhe a transmissão pela internet via www.e-communication.com.br/FunBEA
Foto: Fundação Demócrito Rocha.
quinta-feira, 24 de março de 2011
Imposição de regra ambiental preocupa indústria no País

segunda-feira, 21 de março de 2011
Japão - Um povo admirável, uma cultura, alto censo ético e disciplinar.

quinta-feira, 17 de março de 2011
Encontro da Gestão Ambiental da Univ. Estácio e o Rally dos Sertões.

terça-feira, 15 de março de 2011
VAGAS DE TRABALHO - OCIP TERCEIRA VIA

A OSCIP Terceira Via está contratando profissional para atuar em projeto relativo ao tema pagamento por serviços ambientais.
REQUISITOS NECESSÁRIOS:
Formação superior em geografia, biologia, agronomia ou áreas correlatas
Experiência em articulação e relacionamento institucional
Prática de atuação em projetos
Ter afinidade e conhecimento do tema pagamento por serviços ambient
Iniciativa e autonomia operacional
Texto completo: link - Curriculos
segunda-feira, 14 de março de 2011
1ª Praça Socioambiental do Alto Tietê Cabeceiras.
Exposições socioambientais; Feira de Trocas Solidárias; Oficinas de Pet; Danças Circulares, Show Musical; Ecopostos de óleo de cozinha, Posto de coleta de pilhas e baterias e muito mais para refletir e agir pela qualidade socioambiental da nossa região.
Dia 19/03/2011 - 13:00 ás 21:30 hs.
Traga sua família na Praça!
Mais informações: www.protocolotietecabeceiras.ning.com
Projeto - Rua. Qual a sua parte? - Secretária da Justiça e da Defesa da Cidadania
sexta-feira, 11 de março de 2011
Japão retira milhares de perto de usina nuclear

Agência nuclear ordena retirada de 2,8 mil após problema em instalação; 11 reatores são fechados e complexo petroquímico explode
O Japão ordenou a retirada de milhares de residentes perto de uma usina nuclear depois que o tremor de 8,9 graus causou um problema no sistema de resfriamento da instalação. O secretário-chefe do gabinete, Yukio Edano, disse que não havia vazamento de radiação na usina elétrica No. 1 de Fukushima. A instalaçãos fica na cidade de Onahama, a cerca de 270 quilômetros a nordeste de Tóquio. A agência de segurança nuclear do Japão ordenou que mais de 2,8 mil pessoas na área saíssem depois de o governo decretar estado de emergência na usina. O tremor causou uma falha de energia e, quando um segundo gerador também parou de funcionar, o sistema de resfriamento foi incapaz de fornecer água para diminuir a temperatura do reator. A agência disse que trabalhadores locais tentavam restaurar o fornecimento de água. A usina fica no sul de Miyagi, um das regiões mais atingidas, onde um incêndio começou em outra usina nuclear. As chamas estavam em uma turbina em uma das usinas elétricas de Onagawa; fumaça podia ser vista saindo da construção, que é separada do reator da usina. Segundo a operadora da usina, o fogo está controlado e não ocorreu nenhum vazamento. Outra instação sofre com vazamento de água.
Reatores fechados
Onze reatores nucleares paralisaram sua atividade no Japão após o terremoto, embora o governo tenha assegurado que não aconteceram vazamentos de radiação. Apesar de afirmar que não há indícios de "materiais radioativos fora das instalações", o Japão declarou o estado de emergência de energia atômica, como estabelece a legislação japonesa.
Texto: Portal Ig. Foto: AP
Japão sofre intenso Terremoto 8.9 da escala Richter gerando um imenso Tsunami de 6 a 10 m de altura

quarta-feira, 9 de março de 2011
Dia Internacional da Mulher - A mulher e o Meio Ambiente

Neste dia 08/03/2011 “Dia Internacional da Mulher” devemos enaltecer a presença das mulheres como as principais interlocutoras dos movimentos de ações ambientais tanto no meio empresarial, no setor público e principalmente com trabalhos em ações voluntárias. Por tantos predicados técnicos de sustentabilidade varias mulheres importantes disponibilizarão oriunda de sua vocação natural de proteção, conhecimentos e muita criatividade para expor caminhos mais saudáveis na busca por ambientes mais equilibrados dentro da equação sustentável. E a Associação Paulista dos Gestores Ambientais – homenageia seu elenco de Diretoras da APGAM, que se dedicam as causas da Gestão Ambiental, e estendendo aos Coordenadores do Curso de Gestão Ambiental na sua maioria mulheres que enfrentam o desafio diário de planejar a educação dos futuros profissionais da área ambiental E as colegas Gestoras Ambientais: acadêmicas ou graduadas, neste mesmo traçado de dedicação, as causas ambientais e sociais. Um futuro ainda mais presente nas importantes decisões que a população planetária tem pela frente, impondo sempre sua determinação, coragem , desafios, e de forte base ética dentro dos princípios essênciais de sustentabilidade..Neste dia especial atribuímos um texto importante escrito por Thais Cristina de Oliveira Souza (Cened) onde compõem um cenário da acessão natural da mulheres e suas atribuições sociais e ambientais. Texto – Ga. Ramos
“As mulheres têm assumido o lado mais duro da degradação ambiental. O declínio da fertilidade do solo, estoques de alimentos, água e, em alguns casos, lenha, além da aplicação intensiva de agrotóxicos, faz com que o trabalho diário nas regiões rurais se torne mais e mais pesado. Nos ambientes urbanos e zonas industriais, a poluição e a contaminação por resíduos tóxicos afetam sua própria saúde e a saúde de seus filhos. Em virtude da maior diversidade de suas tarefas, as mulheres desenvolvem um conhecimento sobre o seu meio ambiente freqüentemente mais compreensivo e inclusivo. A responsabilidade principal pela família tem crescido entre mulheres e isto faz com que sua habilidade seja um elemento cada vez mais importante para o manejo e recuperação do meio ambiente. Essas responsabilidades frente a dificuldades que afetam a todos fazem com que as mulheres sejam as primeiras a protestar e a agir contra condições de agravamento da degradação ambiental. Isto porque, a divisão sexual do trabalho implica que mulheres e homens possuam diferentes repertórios de habilidades no uso e manejo dos recursos naturais e tenham interesse e responsabilidades diferentes. A mulher vivencia mais fortemente a necessidade de definir sua cidadania, procurando o cenário propício para expor e impor a sua individualidade. Texto completo: - Link: Noticias/Opinioes dos Gestores ambientais
Foto: Bio. Wangari Maathai - Ganhadora do Premio Nobel da Paz 2004 - Ela enfatiza a importância de dedicar tempo na educação de comunidades e governos para que esses entendam e protejam suas florestas nativas. Maathai é fundadora do Green Belt Movement (Movimento do Cinturão Verde), que atua ao Leste do Continente Africano, e foi também a primeira mulher do Leste da África a receber um Ph.D da Universidade de Nairóbi.
sábado, 5 de março de 2011
Seminário - Gestão da Amazõnia – Livro de Jacques Marcovitch

São Paulo (SP) – O seminário Gestão da Amazônia será realizado dia 16 de março, em São Paulo, e abordará políticas públicas, ações empresariais e estudos relacionados com a Amazônia Brasileira e contará com a participação de Jacques Marcovitch. Pesquisadores acadêmicos e gestores privados avaliarão, conjuntamente, as propostas em curso e as estratégias de iniciativa privada que se anteciparam à legislação vigente na abertura de caminhos para um desenvolvimento sustentável na região. No final do seminário haverá o lançamento do livro “A Gestão da Amazônia: Ações Empresariais, Políticas Públicas, Estudos e Propostas”. O evento ocorrerá na Sala da Congregação da FEA-USP e contará com diversas palestras e debates sobre a Amazônia. O interessado deve confirmar sua presença no evento até o dia 14 de março.
Texto: organização oficial - Ilustração: Embrapa
quinta-feira, 3 de março de 2011
ENCONTRO DE GESTÃO AMBIENTAL - Faculdades de Mairiporã
PALESTRANTES:
DR. Eduardo Jorge
Secretário do Verde e Meio Ambiente do Municipio de São Paulo
Engo. Mario Hirose
Diretor do Depto. de Meio Ambiente Federação das Indústrias do Estado de S. Paulo - FIESP
Foto: Assessoria dos palestrantes - Texto - Ga. Ramos.