sexta-feira, 11 de março de 2011

Japão retira milhares de perto de usina nuclear

Agência nuclear ordena retirada de 2,8 mil após problema em instalação; 11 reatores são fechados e complexo petroquímico explode

O Japão ordenou a retirada de milhares de residentes perto de uma usina nuclear depois que o tremor de 8,9 graus causou um problema no sistema de resfriamento da instalação. O secretário-chefe do gabinete, Yukio Edano, disse que não havia vazamento de radiação na usina elétrica No. 1 de Fukushima. A instalaçãos fica na cidade de Onahama, a cerca de 270 quilômetros a nordeste de Tóquio. A agência de segurança nuclear do Japão ordenou que mais de 2,8 mil pessoas na área saíssem depois de o governo decretar estado de emergência na usina. O tremor causou uma falha de energia e, quando um segundo gerador também parou de funcionar, o sistema de resfriamento foi incapaz de fornecer água para diminuir a temperatura do reator. A agência disse que trabalhadores locais tentavam restaurar o fornecimento de água. A usina fica no sul de Miyagi, um das regiões mais atingidas, onde um incêndio começou em outra usina nuclear. As chamas estavam em uma turbina em uma das usinas elétricas de Onagawa; fumaça podia ser vista saindo da construção, que é separada do reator da usina. Segundo a operadora da usina, o fogo está controlado e não ocorreu nenhum vazamento. Outra instação sofre com vazamento de água.

Reatores fechados

Onze reatores nucleares paralisaram sua atividade no Japão após o terremoto, embora o governo tenha assegurado que não aconteceram vazamentos de radiação. Apesar de afirmar que não há indícios de "materiais radioativos fora das instalações", o Japão declarou o estado de emergência de energia atômica, como estabelece a legislação japonesa.

Texto: Portal Ig. Foto: AP

Nenhum comentário:

Postar um comentário