quarta-feira, 18 de maio de 2011

Meio ambiente: Programe-se para uma série de documentários

Nas telonas, uma série de filmes e documentários marca as semanas em que se convencionou comemorar o meio ambiente. Para melhor compreender o que se passa com a Terra, é a terra que serve de fio condutor. A começar de Dirt! The Movie (www.DirtTheMovie.org), documentário dirigido e produzido por Bill Benenson e Gene Rosow, que mostra a relação conflituosa entre a vida civilizada e a terra que a sustenta. Do pó, da poeira e da terra com seus bilhões de microorganismos é que vem o alimento saudável, a água potável, a matéria-prima das casas e de objetos, a boa drenagem das chuvas, o equilíbrio climático.Em troca, a ser humano moderno enche a terra de pesticidas e adubos químicos, impermeabiliza quintais, cobre a cidade de cimento e asfalto. Pois as folhas que caem na calçada cimentada "sujam" o chão e a criançada que brinca no barro precisa tomar banho com sabonete anti-bacterida. Mas o que é mesmo limpo e o que é mesmo sujo? Uma cidade cimentada que, no balanço entre a emissão e a absorção de carbono, lança mais mais gases de feito estufa? Ou uma cidade verde, arborizada, que emite menos? Uma água que recebeu altas dosagens de produtos químicos para assegurar sua potabilidade ou uma água que brota da terra coberta de mato? Uma alface produzida com agrotóxicos, livre de insetos, ou uma orgânica, cultivada em terra repleta de organismos vivos? Por falar em alimentação, o filme Food Matters (www.foodmatters.tv) algo como "a comida importa", chama atenção para o óbvio que esquecemos: a boa nutrição vale mais que a melhor medicina. Em vez de enriquecermos a indústria farmacêutica ao adotar uma alimentação prejudicial à saúde, que tal desenvolver a prática da alimentação saudável?No filme de James Colquhoun e Laurentine ten Bosch, há frases como: "1/4 do que comemos nos mantém vivos. E ¾ não nos mantêm vivos...". Ao produzir alimentos, o que fazemos com o solo, o ar e a água não é diferente do que é feito à própria saúde. Assim, ficar ou não doente, na maioria das vezes, seria mera questão de escolha.Mas foi a falta de escolha que levou a Cuba a adotar uma revolucionária agricultura, praticada em seu próprio espaço urbano - praças e jardins - , por meio de técnicas orgânicas. O Poder da Comunidade(www.powerofcommunity.org) mostra como isso ajudou a ilha sobreviver ao corte na importação de comida da ordem de 80% e de metade na de combustível, a partir do colpaso do União Soviética e o embargo norte-americano.

E quando a terra desaparece abaixo do pés? Before the flood não é só nome de álbum do Bob Dylan. É também nome do filme que conta histórias de Tuvalu, a ilha de 11 mil habitantes fadada a submergir com o aumento do nível do mar causado pelo aquecimento global. Todos os filmes estão na programação do cineclube socioambiental Crisantempo, que fica na Rua Fidalga, 521, Vila Madelena, em São Paulo-SP . Telefone 11- 3814-2850 em São Paulo.

Confira a programação:

O poder da comunidade: 31 de maio às 19h30 no Campus Senac Santo Amaro Food Matters: 2 de junho às 20 horas no Crisantempo Before the Flood: 5 de junho às 17 horas no Crisantempo Dirt: 9 de junho às 20 horas no Crisantempo


Texto: Amália Safatle - Terra Magazine/Meio Ambiente - Ilustração/arte

Nenhum comentário:

Postar um comentário