quinta-feira, 9 de junho de 2011

Ministra recebe senadores para debater Código Florestal

A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, recebeu na manhã desta quarta-feira (8/6) dois relatores do Código Florestal e dois presidentes de comissões do Senado. O encontro sinaliza um novo momento de negociações sobre o texto da lei. Estiveram no MMA os relatores nas comissões de Meio Ambiente, Jorge Viana (PT/AC), de Constituição e Justiça, Luiz Henrique (PMDB/SC), e os presidentes das comissões de Meio Ambiente, Rodrigo Rollemberg (PSB/DF), e de Agricultura, Acir Gurgacz (PDT/RO).

"Temos a oportunidade de ajustar imperfeições e de criar novas condições de debate", disse a ministra, em conversa com jornalistas após a reunião, referindo-se ao texto do Código Florestal aprovado pela Câmara Federal e que agora está sendo discutido no Senado.

Izabella Teixeira afirmou que o debate vai incluir a importância do Código Florestal em relação a temas como mudanças climáticas, biodiversidade e agricultura de baixo carbono. Ela acentuou a necessidade de consenso. A ministra comentou, ainda, que o Código Florestal deve esclarecer para agricultores familiares e do agronegócio quais os seus direitos, como se regularizam situações do passado e como se constroi uma agenda ambiental sólida que equilibre o uso do solo e dos recursos florestais. O senador Rodrigo Rollemberg enfatizou a ida da ministra a uma audiência conjunta das comissões de Meio Ambiente e de Agricultura na próxima semana. "Tenho convicção que vamos construir um grande entendimento." A expectativa é de um relatório conjunto. Jorge Viana comentou seu encontro com o relator do Código Florestal na Câmara dos Deputados, Aldo Rebelo: "Ele reconhece que ficou um clima de disputa na Câmara, o tempo passou a ser adversário, e ele acha que tinham que ser cuidadas algumas imperfeições, deixar mais claros alguns pontos, e que o Senado pode fazer isso". O senador Luiz Henrique concordou com a proteção ao meio ambiente, mas enfatizou a necessidade de garantir ao País o desenvolvimento econômico.

Texto: Cristina Avilla - Foto: Site Oficial MMA.

Um comentário:

  1. A falta de orientação politico ideológica da problemática, deixa o governo letárgico. Está entrando tarde no debate, deixou que setores com interesses econômicos dominassem o cenário proposto ao Brasil e nos afastássemos ainda mais de um modelo sustentável de desenvolvimento.
    As questões levantadas pela ciência, e o tempo solicitado para aprofundar os estudos do que está sendo aprovado deve ser reforçada por nós.
    Levar o debate para a discussão da limitação da propriedade rural e de uma reforma agrícola deve ser conjunta para que um novo modelo se encaminhe, dai sim alterações mais significativas do que está posto hoje, não pode haver retrocesso, a constituição não permite.

    ResponderExcluir