domingo, 19 de agosto de 2018

Esta e a nossa primeira gotinha! - patrimonio Historico Paulista ...


A Associação Paulista dos Gestores Ambientais - APGAM vem pesquisando com aos seus diretores algumas junções onde observamos mesmo que indiretamente a participação do profissional em Gestão Ambiental.

E por uma boa coincidência estamos trabalhando em um projeto que misturam questões do patrimônio histórico, tombamento e manejo de Parque Urbano.

E farto o conhecimento de como anda o nosso patrimônio histórico, seja ele físico ou intelectual.
Nesta nossa mistura a procura de bons "Diagnósticos socioambientais" função especifica do Gestor Ambiental, nos defrontamos com esta tragedia anunciada em termos de manutenção e de preservação destes nossos patrimônios físicos que são a base da nossa historia e do nosso povo brasileiro.

Em dialogo com um Arquiteto especializado na área foi surpreendente o nosso atual quadro. Mas como bom sonhador e saindo desta trilha negativa que nos impõem em um atoleiro que se deixarmos como esta que certamente irá agradar aqueles que quanto pior melhor.

E o nosso Arquiteto comenta na flor de sua aposentadoria, que devemos retomar e inverter esse gráfico desastroso para um pequeno "contra gota" em ações de preservação, conservação e evidentemente o ato de "Pertencer", pois para diagnosticar e recuperar somente no Município de São Paulo com um acervo próximo de 3000 unidades tombadas seria indescritível o volume de recursos.

Mas com pequenas ações, parcerias com o setor privado e Universidades em suas formações próximas dentro deste contexto, porque não coexistir centenas e centenas de "contra gotas" a favor deste ato em preservar, e reprogramar nas mídias sociais a existência de um patrimônio rico em brasilidade.

O reconhecimento de centenas de nações do nosso "Aperto de mão, forte abraço e os dois beijinhos" famosos em todos que nos visitam ou que firmam sua nova vida em nosso cantos e recantos.

O exemplo recente na Copa do Mundo onde o povo soviético descobriu a festa brasileira, suas imagens, nosso jeito de ser, como diriam outros "apesar de tudo", temos a alegria das nossas diversas origens, temos que enraizar cada vez mais o nosso passado e prover uma base solida para este nosso presente e criar um futuro consistente e prodigo. Merecemos!!!

Assim, qual o patrimônio do seu bairro, da sua cidade e do seu Estado pode ser que ele precise dos seus conhecimentos caro Gestor Ambiental e a Associação Paulista dos Gestores Ambientais - APGAM esta a sua disposição.

Este é a nossa primeira gotinha de contribuição!!!

Ilustração: Secretaria da cultura do Município de São Paulo. Jornada do Patrimônio. Uma cidade, muitas mãos ...

Ga. Jose Ramos de Carvalho - Diretoria APGAM

Nenhum comentário:

Postar um comentário