Neste dia 28 de Novembro de 2020 a Associação Paulista dos Gestores Ambientais – APGAM festeja o 11º Ano de sua Fundação fechando o ciclo de uma década de existências sob um “Estatuto” vigoroso que tem na sua essência a luta da Gestão Ambiental em favor da Regularização e do Reconhecimento Profissional. À APGAM trilhou um caminho diferente direcionando suas estruturas em favor do Reconhecimento e dos elementos práticos e técnicos que envolvem as habilidades do profissional em Gestão Ambiental. Apresentando e identificando a presença de profissionais que foram para frentes de projetos e no setor publico ganhando notoriedade nas empresas, em editais públicos e privados estabelecendo formas rápidas de “diagnósticos” em áreas de produção, controle de processos que buscavam equilíbrios, e com alto grau de solução no acolhimento, destinação de resíduos, ou de recuperação de passivos e áreas degradas. No setor publico, a percepção em “diagnosticar” a exemplo de um clinico como gestor de ambientes observar os seguimentos e a diversidade de conhecimentos e de eventuais profissionais da área ambiental que poderiam colaborar na mitigação dos impactos ambientais a serem eliminados ou estabelecer linhas de controle de seus processos. Ao longo deste período foi possível observar o profissional de Gestão Ambiental assumindo posições de gerenciamento ou de cargos executivos dentro da “maquina publica”. À APGAM como representante de classe no Estado de São Paulo sempre dentro do contexto voluntário tendo um numero reduzido de sócios ativos sem nenhum tipo de encargos financeiros ou mensalidades. Seus diretores e conselheiros sempre atuaram de forma voluntária nos eventos promovidos pela instituição em especial até 2017 tendo a frente o Ga. Fransueldo Pereira – Presidente - com ações mais voltadas a eventos, denuncias ou projetos voltados as questões socioambientais, ou de atos que infligiam a qualidade de vida da população, por exemplo o Projeto Cabuçu sobre as condições da bacia de ar (Poluição ambiental) da região do Vale do Rio Cabuçu em parceria com a Agenda 21 do Vale do Rio Cabuçu e o Depto de Poluição Atmosférica da Faculdade de Medicina de São Paulo, inclusive recentemente publicado em Revista Cientifica Internacional.
No setor publico o destaque fica por conta da participação de seus representantes nos Conselhos Regionais de Meio Ambiente fundando os CADES Regionais de Vila Maria e Jaçana – e atualmente tem a cadeira de titular no CADES do Município de São Paulo. A participação nestes conselhos inclusive no CONFEMA o qual observa e aprovam as verbas que serão destinadas a manutenções de Parques Urbanos e áreas que devem ser preservadas. E recentemente tivemos a aprovação de um dos nossos diretores para atuar no Conselho de Segurança Alimentar – CONSEA – São Jose dos Campos – SP que tem entre as distritais o Litoral Norte do Estado. No inicio de 2018 com a posse da nova diretoria tendo a frente o Ga. Jose R. Carvalho – Presidente, e na Vice-Pres o Ga. Mauricio Pacheco ampliamos a responsabilidade em termos práticos e de prestação de Serviço produzindo o estimulo no Gestor Ambiental; que a exemplo de outras formações: Advogado ou dentista, a consultoria técnica poderia ser um novo caminho de atuação mais próxima do “Mercado Ambiental” atuando nas ONG´s, Cooperativas e fomentando parcerias e EDITAIS. A exemplo a APGAM fechou contrato com a Secretaria de Educação do Município de São Paulo, e com o patrocínio da Fundação Banco do Brasil em um projeto dentro do programa “Currículos da Cidade” em 200 escolas do Ensino fundamental. E igualmente como consultor foi possível realizar projeto de saneamento junto a Tribo Guarani situada na região de São Bernardo do Campo – SP e participar dos Planos Municipais de Resíduos, Saneamento e Educação Ambiental em municípios do Vale do Ribeira que apesar o insucesso no município de Juquia/SP permanecemos fortes na finalização dos trabalhos neste periodo no Município de Jacupiranga-SP.
O fato que nesta data que seria um belo momento de comemoração; porém ficamos dentro do parâmetro da pandemia e seu isolamento, e não produzimos informativos por conta de uma concentração exclusiva protegendo a todos, e em especial os colegas com eminente possibilidades de risco, porque infelizmente chegamos a marca de 171.000 óbitos onde os hospitais se aproximam novamente de taxas agressivas de ocupações de leito. O fato em resumo que entramos em 2020 para finalizar o processo de Regularização e Reconhecimento profissional e suas aprovações nas comissões do Senado Federal, mas a pandemia e as prioridades sanitárias de combate são mais importantes, e assim ficamos na expectativa que em 2021 possamos concretizar os nossos objetivos e metas, mas sempre com os cuidados e proteção a vida. Agradecemos a todxs! E vamos navegando na Paz de DEUS. Gratidão!!! Ga. Jose Ramos de Carvalho – Presidente da APGAM.
Fotos: Oficial da APGAM - Diretorias em seus momentos de posse. Gratidão! a todxs!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário