terça-feira, 25 de março de 2025

5a. Conferencia Estadual do Meio Ambiente de São Paulo


5ª Conferência Estadual do Meio Ambiente de São Paulo, realizada em 12 de março de 2025. O evento reuniu autoridades, especialistas e sociedade civil para discutir soluções frente à emergência climática, com o tema "Emergência Climática: o Desafio da Transformação Ecológica".

A ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, destacou a urgência de ações conjuntas para enfrentar as mudanças climáticas, enfatizando a necessidade de limitar o aumento da temperatura global a 1,5ºC. Ela ressaltou que este é um momento de "legítima defesa para manter as condições que promovem e sustentam a vida no planeta".

Durante a conferência, foram discutidos cinco eixos temáticos: Mitigação, Adaptação e Preparação para Desastres, Transformação Ecológica, Justiça Climática e Governança e Educação Ambiental. E as propostas desses eixos serão levadas à 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente, em Brasília, em maio de 2025.

Um aspecto fundamental foi a eleição dos delegados que representarão São Paulo na etapa nacional. A escolha de delegados municipais é crucial para garantir que as realidades locais sejam consideradas na formulação de políticas públicas ambientais, promovendo soluções mais eficazes e inclusivas.


No caso da APGAM tivemos a presença da recem eleita Diretora Presidente da APGAM - Ga. Caroline Kerestes. comenta - "Participar dessa conferência reforçou a importância da mobilização coletiva e da representatividade na construção de um futuro sustentável. Saí do evento convicta de que, juntos, podemos enfrentar os desafios impostos pela emergência climática e promover a transformação ecológica necessária para fortalecer o cenário brasileiro."

Texto: Ga. Caroline Kerestes (Presidente da APGAM)

Diretor de Comunicação: Ga. Eduardo Oliveira.

sábado, 22 de março de 2025

DIA MUNDIAL DA AGUA - 22/03/2025.

 O Dia Mundial da Água foi criado pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas através da resolução A/RES/47/193 de 21 de fevereiro de 1993,[1] declarando todo o dia 22 de março de cada ano como sendo o Dia Mundial das Águas (DMA), para ser observado a partir de 1993, de acordo com as recomendações da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento contidas no capítulo 18 (Recursos hídricos) da Agenda 21.

Nesse período vários Estados foram convidados, como se fosse mais apropriado no contexto nacional, a realizar no Dia, atividades concretas que promovam a conscientização pública através de publicações e difusão de documentários e a organização de conferências, mesas redondas, seminários e exposições relacionadas à conservação e desenvolvimento dos recursos hídricos e/ou a implementação das recomendações proposta pela Agenda 21. A cada ano, uma agência diferente das Nações Unidas produz um kit para imprensa sobre o DMA que é distribuído nas redes de agências contatadas. Este kit tem como objetivos, além de focar a atenção nas necessidades, entre outras, de:

  • Tocar assuntos relacionados a problemas de abastecimento de água potável;
  • Aumentar a consciência pública sobre a importância de conservação, preservação e proteção da água, fontes e suprimentos de água potável;
  • Aumentar a consciência dos governos, de agências internacionais, organizações não governamentais e setor privado;
  • Promover campanhas sobre a importância da água.

Os temas dos DMA anteriores foram: