5ª Conferência Estadual do Meio Ambiente de São Paulo, realizada em 12 de março de 2025. O evento reuniu autoridades, especialistas e sociedade civil para discutir soluções frente à emergência climática, com o tema "Emergência Climática: o Desafio da Transformação Ecológica".
A ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, destacou a urgência de ações conjuntas para enfrentar as mudanças climáticas, enfatizando a necessidade de limitar o aumento da temperatura global a 1,5ºC. Ela ressaltou que este é um momento de "legítima defesa para manter as condições que promovem e sustentam a vida no planeta".
Durante a conferência, foram discutidos cinco eixos temáticos: Mitigação, Adaptação e Preparação para Desastres, Transformação Ecológica, Justiça Climática e Governança e Educação Ambiental. E as propostas desses eixos serão levadas à 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente, em Brasília, em maio de 2025.
Um aspecto fundamental foi a eleição dos delegados que representarão São Paulo na etapa nacional. A escolha de delegados municipais é crucial para garantir que as realidades locais sejam consideradas na formulação de políticas públicas ambientais, promovendo soluções mais eficazes e inclusivas.
No caso da APGAM tivemos a presença da recem eleita Diretora Presidente da APGAM - Ga. Caroline Kerestes. comenta - "Participar dessa conferência reforçou a importância da mobilização coletiva e da representatividade na construção de um futuro sustentável. Saí do evento convicta de que, juntos, podemos enfrentar os desafios impostos pela emergência climática e promover a transformação ecológica necessária para fortalecer o cenário brasileiro."
Texto: Ga. Caroline Kerestes (Presidente da APGAM)
Diretor de Comunicação: Ga. Eduardo Oliveira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário