segunda-feira, 20 de setembro de 2010

AQUECIMENTO GLOBAL - DIGNÓTICO, PESQUISA E ANÁLISE - UMA AÇÃO LOCAL?

O tema proposto "Aquecimento global. Uma farsa" gerou varios e-mails para a Associação Paulista dos Gestores Ambientais - APGAM. Alguns repudiando o tema e outros querendo obter mais conhecimento sobre esta face que apresentamos. Na realidade o desejo maior da APGAM é a busca pela reflexão e somar conhecimento. Cabe ao Gestor Ambiental e profissionais da área que a famosa frase "Pensar globalmente e agir localmente" é a grande substancia desta equação de praticas sustentáveis como uma solução habitual em todos os projetos e ações para combater as "mudanças climáticas" que estão fora das modelagens graficas ou dos interesses de qualquer espécie das correntes científicas conflitantes. Para contribuir em pesquisa encontramos um "releese" de uma entrevista proferida pelo Prof. Dr. Molion no "Canal Livre" Rede Bandeirantes onde é possivel via Yutube avaliar a entrevista completa.

Segue abaixo o informativo: fonte - "Alerta em Rede"

12/jan/10 (Alerta em Rede) – Domingo passado, o conhecido programa Canal Livre, da Rede Bandeirantes de Televisão, recebeu o meteorologista Luiz Carlos Molion, professor de Climatologia e Mudanças Climáticas da Universidade Federal de Alagoas e pesquisador sênior do INPE, para discorrer sobre “Os fatos e mitos da mudança climática”.

Em síntese, Molion deu uma aula sobre mudanças climáticas onde demoliu, um a um, os principais argumentos pseudo-científicos que embasam o “aquecimentismo”. O programa pode ser visto em http://www.band.com.br/canallivre/videos.asp e está dividido em 6 partes:

Parte 1: O CO2 não controla o clima global e o homem não pode interferir nos principais “motores” das mudanças climáticas: o Sol e os oceanos (duração: 9 min)

Parte 2: A influência do gás metano (um dos vilões do “aquecimentismo”) nas variações climáticas é ZERO. As atuais chuvas nas regiões sul e sudeste nada têm a ver com o “aquecimento” global, mesmo que suposto. (duração: 10 min)

Parte 3: Molion demole os argumentos “aquecimentistas” do prof. José Goldemberg; o mito do “derretimento” das geleiras. (duração: 7 min)

Parte 4: Fundamentação científica de que estamos em uma fase de resfriamento global, fenômeno corriqueiro e bem conhecido em termos de mudanças climáticas (paleoclima); aspectos geoeconômicos do “aquecimentismo”. (duração: 10 min)

Parte 5: Os efeitos do resfriamento global, estes sim, seriam danosos para a humanidade, mas não nos estamos preparando adequadamente, principalmente com relação à agricultura. (duração: 12 min)

Parte 6: A perversa “vilanização” do CO2, que na verdade é o gás da vida. Molion também fala brevemente sobre a irrigação para o Nordeste brasileiro, que, a seu ver, pode ser transformado em um “pomar do mundo”. (duração: 8 min)


A propósito, Molion prefaciou o livro “A fraude do aquecimento global”, de Geraldo Lino, do Conselho Editorial deste Alerta, lançado em dezembro passado e que já vendeu mais de 3 mil exemplares.

Pesquisa: Ga. Ramos

Um comentário:

  1. Apenas de curiosidade: alguém já calculou as emissões decorrentes dos dois aviões do JN que ziguezaguearam aleatoriamente nos céus do Brasil nas últimas semanas?
    Um descida(ou subida) Estado a Estado (sem vai e volta) não seria uma solução mais ambientalmente recomendada? Isso não resolvee o problema das Mudanças Climáticas - certamente - mas estimularia que cada um faça a sua parte.

    Roosevelt

    ResponderExcluir