sexta-feira, 24 de setembro de 2010

ILHAS DE CALOR = ATIVIDADES HUMANAS

Ao colocar o tema “Aquecimento global – Uma farsa” produzimos juntos aos nossos colegas pesquisadores, acadêmicos, graduados, e leitores profundas criticas e importantes comentários. Mas o que foi possível avaliar que apesar da enquete apresentar uma porcentagem vencedora a favor da corrente de pesquisadores que o “Aquecimento global” existe, e já faz parte da vida plenatária de todos. Que direta ou indiretamente, não podemos deixar de avaliar que os conceitos colocados pelo Prof. Dr. Molion tem fundamentos absolutamente embasados em monitoria solida, histórica e com projeções definidas. Mas o climatologista prof. Dr. Molion, deixa um recado importante para avaliarmos na busca deste nosso “diagnóstico” que devemos ficar atentos para as atividades humanas e observando com base cientificamente pontos produtores de calor especialmente ligados as atividades humanas. Este fenômeno climático foi identificado como “Ilha de Calor” que ocorre nos centros das grandes cidades devido aos seguintes fatores: Elevada capacidade de absorção de calor de superfícies urbanas Falta de áreas revestidas de vegetação, prejudicando o albedo, o poder refletor de determinada superfície(quanto maior a vegetação, maior é o poder refletor) e logo levando a uma maior absorção de calor.

Impermeabilização dos solos Concentração de edifícios, que interfere na circulação dos ventos. Poluição atmosférica que retém a radiação do calor, causando o aquecimento da atmosfera(Efeito Estufa). Utilização de energia pelos veículos de combustão interna, residências e indústrias, aumentando o aquecimento da atmosfera. Devido a esses fatores, o ar atmosférico na cidade é mais quente que nas áreas que circundam esta cidade. Por exemplo, num campo de cultivo que situa-se nas redondezas de uma grande cidade, há absorção de 75% de calor enquanto no centro dessa cidade a absorção de calor chega a significativos 98%! O nome ilha de calor dá-se pelo fato de uma cidade apresentar em seu centro uma taxa de calor muito alta, enquanto em suas redondezas a taxa de calor é normal. Ou seja, o poder refletor de calor de suas redondezas é muito maior do que no centro dessa cidade.

Texto completo e didático: Noticias/Opiniões dos Gestores Ambientais

Foto: Ga. Ramos - Vale do Rio Cabuçu - Zona Norte/SP - Ilha de Calor - Área de muitas descargas elétricas no período do verão, e recentemente ocorreu neste dia 22/09/2010 uma intensa chuva de granizo a 4 km de sua divisa com a cidade de Guarulhos, tendo ao fundo a Serra da Cantareira.


Nenhum comentário:

Postar um comentário