sábado, 21 de abril de 2018

PROJETO HORTAS PEDAGOGICAS - 1a. AULA.




Nesta ultima semana nos dias 17/04 e 19/04/2018, demos o inicio ao "Projeto Hortas Pedagógicas" uma parceria da Associação Paulista dos :Gestores Ambientais - APGAM, com a Secretaria de Educação do Município de São Paulo, e com o apoio da Fundação Banco do Brasil. Este projeto teve a sua assinatura no 2o. semestre de 2017 e até esta primeira etapa realizamos o processo seletivo dos colegas profissionais, inclusive com a participação e aprovação de outros profissionais fora da orbita da Gestão Ambiental, mas que tinham um lastro de conhecimento na composição de hortas que o intercambio seria prazeroso e benéfico para as escolas do ensino fundamental do Município de São Paulo. E toda a moldura do projeto pedagógico esta baseado no programa letivo de 2018 - "Currículos da Cidade" apresentado pela SME para que as escolas evidencie os ODS - Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, em uma relação pratica e participativa junto as seus alunos, para que possamos introduzir conceitos mais saudáveis  de alimentação natural  e sustentabilidade. Embora, o cronograma esteja apertado, após o EDITAL dirigido especificamente as escolas publicado no dia 13/04/2018 

 com o ato de inscrição e apresentação dos colegas professores indicados por sua unidades escolares para o dia 17/04/2018, as inscrições atingiram as 200 escolas que deveriam ser inscritas, e ainda provocou uma lista de espera de dezenas de unidades superando todas as expectativas da Secretaria de Educação do Município de São Paulo. E no dia 17/04/2018 na Faculdade Anhanguera, situada na Rua Afonso Celso, que cedeu gratuitamente o seu Auditório para este encontro inicial do Projeto Hortas Pedagógicas, a qual todos os parceiros envolvidos agradecem a recepção e o apreço disponibilizado pelos seus colaboradores. Em uma manha de sol que invadia os espaços da recepçao os colegas professores foram se inscrevendo em suas DRE - Divisão Regional Escolar de seus bairros de origem, e rapidamente o auditorio ficou repleto para as apresentações institucionais dos parceiros envolvidos no Projeto Hortas Pedagogicas.


 E assim transcorreu no dia 19/04/2018 com o mesmo entusiasmo e carregado de boas expectativas para que o trabalho pratico se apresente rapidamente. Nestes dois encontros foram apresentados aos professores os profissionais técnicos que prestarão o serviço de acompanhamento e instalação da Hortas Pedagógicas, que produziram bons momentos de intercâmbios, construção de comunicação entre as escolas, e outros fundamentos de logistica e deslocamentos. A participação dos professores se aproximaram a marca de 600 participantes de acordo com a SME, e na saida do encontro ainda receberam um belo presente do "Projeto Arvore Generosa" que distribui mudas de "Ipê Brancos ou Rosa" que tem como tema: Uma árvore para cada criança de São Paulo. 

Texto/foto - Diretoria de Comunicação - APGAM

Nenhum comentário:

Postar um comentário