sábado, 5 de junho de 2021

SEMANA DE MEIO AMBIENTE – COVID-19, CONCEITOS, POLITICA SOCIOAMBIENTAL, PARQUE DE INUNDAÇAO e DIRETORIA ACADEMICA.

 


SEMANA DE MEIO AMBIENTE – JUNHO  - 2021-06-05

COVID-19, CONCEITOS, POLITICA SOCIOAMBIENTAL, PARQUE DE INUNDAÇAO e DIRETORIA ACADEMICA.

Nesta semana do Meio Ambiente e em especial neste dia 05 de Junho de 2021 em pleno cenário pandêmico com a perda De milhares de vidas brasileiras temos que alcançar este nosso futuro socioambiental. E os acadêmicos e profissionais de GESTÃO AMBIENTAL estão em varias frentes para que a sociedade brasileira e planetária avance nos caminhos; e nos princípios básicos de sustentabilidade, e de proteção a vida natural.

E a Associação Paulista dos Gestores Ambientais – APGAM e seus diretores, Conselheiros e Associados igualmente tem se dedicado a varias frentes participativas apresentando suas praticas, saberes e produzindo intercâmbios, parcerias significativas para sedimentar ações, projetos em sua dedicada luta junto a regulamentação e reconhecimento profissional.

Nestes 11 anos desde a sua fundação à APGAM vem solidificando as suas participações nos Conselhos e Camaras Técnicas no Estado de São Paulo. A exemplo destacamos a participações, nos conselhos: MEIO AMBIENTE E CULTURA DE PAZ da cidade de São Paulo representando como instituição socioambiental juntos aos Conselhos Regionais da Macro Norte II do Município de São Paulo, SEGURANÇA ALIMENTAR atua no COMUSAN junto ao Município e no governo do Estado de São Paulo, nas distritais da CAPITAL  e de São José dos Campos neste perfil de “Segurança Alimentar”. E recentemente a Associação Paulista dos Gestores Ambientais – APGAM foi eleita para atuar no Comitê de Bacias Hidrográficas do Alto Tiête especificamente nos Subcomitês: Tiête–Cabeceiras, Pinheiros–Pirapora; e foi convidada para participar do Subcomitê Cotia–Guarapiranga, além das Camaras Técnica: Planejamento, Águas Subterrâneas e de analises de projetos tendo ao lado decisões junto a CETESB, Órgãos setoriais, Sindicatos, Entidades representantes de classe, Prefeitos e seus representantes.  Sempre com as participações de diretores da APGAM, Associados ou por meio de indicações referendadas por conhecimentos ou saberes que indiretamente vamos acrescentando junto a Gestão Ambiental, a exemplo a nossa parceria com grupo de Ciências Biológicas/USP junto ao Conselho de Segurança Alimentar/COMUSAN-SP e junto aos Planos de Educação Ambiental.

A Associação Paulista dos Gestores Ambientais – APGAM esta se notabilizando por sua postura da administração atual em manter a sua pessoa jurídica APTA para acolher o Gestor Ambiental na academia junto ao CAMPUS; e aos profissionais graduados e correlatos que de fato desejam cultivar suas ações, projetos socioambientais em suas regiões  dentro dos princípios estabelecidos em nosso vigente “Estatuto” exposto no blog da APGAM.

Entre os meses de Abril e Maio/2021 foi possível por meio das reuniões remotas promoverem encontros para formatar a “DIRETORIA ACADEMICA” com as participações dos Diretórios e Centros Acadêmicos representados por seus Presidentes e lideranças acadêmicas: EACH/USP, ESALQ/USP, FATEC, IF e UFSCAR.  E na Associação Paulista dos Gestores Ambientais – APGAM foi de fato para esta atual administração observar neste horizonte a breve concretização deste desejo desta Diretoria fundamentar uma Reunião Extraordinária para renovar e ampliar  o “Estatuto” introduzindo esta nova Diretoria de representação dos nossos acadêmicos, e da energia dos “CAMPUS” em suas ações e desafios.

De fato os desafios empõem ações, trabalhos pesados misturados às vezes, e envolvidos por antagonismos políticos e ideológicos; e que, por força do “Estatuto” reproduzimos uma isenção, sedimentando um eixo de postura a favor das ações e projetos onde possamos oferecer benefícios e conhecimentos técnicos. Independente de cores partidárias ou de preferências outras que provocam diferenças e subtrações; que somente produzem desconfortos e sugam energias em traduzir a excelência das ações, e dos benefícios a serem conquistados a favor da nossa GENTE PAULISTANA E BRASILEIRA.

E neste cenário com quase MEIO MILHÃO de vidas Brasileiras perdidas motivados pela COVID-19 somos de fato a “FAVOR DA CIENCIA” exclusivamente para enfrentar este quadro nefasto junto as nossas famílias, e desqualificando qualquer elemento de política partidária que inviabilize ou que utilize deste conceito. Somente a vocação, conhecimento, pesquisa e investimentos é a equação as quais devemos nos concentrar para salvar esta nossa “Vida Planetária”, seja qual for o recanto da TERRA que surgir...

A Gestão Ambiental tem como essência “observar” e produzir seus “Diagnósticos” sejam eles: culturais, sociais, saúde e ambientais; cultivando neste quadro excelentes expectativas de ações e projetos no âmbito da: sua calçada, rua, bairro, município, Estado, Pais e este nosso Planeta, que seguira navegando!

E a Associação Paulista dos Gestores Ambientais – APGAM lhe impõem um novo desafio, a exemplo do Projeto Hortas Pedagógicas instaladas em 150 escolas do ensino fundamental do Município de São Paulo, Saneamento Basico junto aos Indígenas Guaranis do projeto Guy-rapaju em SBC/SP e a colaboração junto com ao depto de Poluição Atmosférica da Faculdade de Medicina/SP – Projeto Cabuçu (Poluição ambiental) – fundando a Agenda 21 do Vale do Rio Cabuçu. E com excelentes projetos sendo preparados ainda para este semestre/2021.

 E como uma espécie um “Presente” nesta “Semana de Meio Ambiente” de Junho/2021 este novo desafio! Em cultivar o Projeto “PARQUE DE INUNDAÇAO” próximo a sede da APGAM, exatamente no antigo leito do Rio Cabuçu de Cima localizado na divisa entre os Municípios de São Paulo e Guarulhos.

Este conceito já utilizado de forma natural em espaços para regulação das águas; a APGAM esta incentivando a sua reprodução no espaço urbano superando o conceito do “Piscinões” construídos em concretos não oferecendo requisitos naturais e essenciais para dispersão das águas, e se utilizando de manutenções agudas, e de bombas hidráulicas para condução logística das águas.

O “PARQUE DE INUNDAÇAO” exposto em uma Reunião para a instalação da Cãmara Técnica de Saneamento em Out/2019 pelo Arq. Sun Alex apontando conceitos generosos de sustentabilidade; em uma modalidade de regulação e recepção das águas. Que em volume agressivos produzem alagamentos e enchentes em regiões urbanas de “fundo de vale”. Assim foi apresentado neste reunião pelo atual Presidente da APGAM que tínhamos uma área de aproximadamente 44.000 m² que se encontra enclausurada junto à planta da antiga fábrica da Brinquedos Estrelas e antiga TOGA planta de fabrica atualmente inoperante, e na junção das Rodovias: Presidente Dutra e Fernão Dias.

E desde o conhecimento deste conceito a APGAM através de sua diretoria foi fomentando, diagnosticando possibilidades e expectativas junto a este formato de projeto de parque publico e concepção absolutamente sustentável em sua essência natural de proteção hídrica.

E neste dia 02 de Junho de 2021 ás 10:00 hs em Reunião do Conselho de Meio Ambiente e Cultura de Paz da cidade de São Paulo, com pauta previamente aprovada; apresentamos os melhores exemplos de “Parques de Inundação” espalhados pelo Planeta, e que além de realizar a regulação das águas, ainda colocam a disposição da área; seus elementos arquitetônicos, paisagísticos, lazer, Educação Ambiental, Cultura e de plena arborização.

Estes conceitos foram apresentados pelo Ga. Jose Ramos de Carvalho, Presidente da APGAM e pela Enga. Ga. Carla Geanfrancisco Falaska (Pres. AEABAT) em seu conceitos técnicos e geológicos representando o município de Guarulhos/SP.

 Estabelecendo em decorrência do “PARQUE DE INUNDAÇAO” a articulação e à expectativa de projetos paralelos que podem ser incorporados naturalmente agregando benefícios aos municípios vizinhos como a integração dos “Corredores Ecológicos” envolvendo o Parque da Serra da Cantareira tombado pela UNESCO, margens do Rio Cabuçu de Cima, Córrego da Paciência – seu “Piscinão” construído recentemente (fase de acabamento),  e a integração do próprio “PARQUE DE INUNDAÇAO” com o Parque Ecológico do Tiête em direção ao litoral NORTE; ou caminhando pelo próprio Rio Tiête, e suas Sub Bacias Hidrográficas.

O PARQUE DE INUNDAÇAO é um desafio! Um presente nesta “Semana de Meio Ambiente” – Junho/2021 onde a Associação Paulista dos Gestores Ambientais – APGAM e seus Diretores, Conselheiros, Associados, acadêmicos e profissionais correlatos da área socioambiental, e que juntos produzam a boa política socioambiental voltada aos benefícios irão buscar mutuamente a sua aprovação junto aos órgãos públicos  nos níveis: Municipais, Estadual e Federal. Um desafio!



Mas sempre os profissionais de GESTÃO AMBIENTAL estarão postulando, e apresentando soluções na busca traduzir sempre a excelência dos diagnósticos cultivando junto aos profissionais correlatos ações e projetos para os BENEFICIOS NATURAIS E SOCIAIS.


Foto: Imagem/Drone/2014 – Denis Damaceno -

Texto: Ga. Jose Ramos de Carvalho – Presidente - Associação Paulista dos Gestores Ambientais – APGAM. 

 

Agradecendo a DEUS por esta oportunidade! E o Pr. Samuel Ferreira - Incentivos diarios ...

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário