quinta-feira, 11 de novembro de 2010

COLABORADORES DA CUMMINS - Combatem o fenômeno antrópico "ILHA DE CALÔR"

A Associação Paulista dos Gestores Ambientais em sua abordagem referente as observações técnicas com relação a formação do fenômeno “Ilha de Calor” que vem assolando especialmente a região da divisa dos municípios de São Paulo e Guarulhos, não poderia deixar de agradecer o Secretário Alexandre Kise da Secretaria de Meio Ambiente de Guarulhos pela intensificação do Programa “Ilhas Verdes” gerenciado pelo biólogo Fabio Vieira que tem como meta combater este fenômeno “Ilha de Calor” causado por intensa produção diária de dióxido de carbono e a formação geográfica natural de nossa região.

Guarulhos ficou mais verde. Nesta quinta-feira (21), 1.200 árvores passaram a enfeitar a alça de acesso do Viaduto Cecap, nas proximidades do Aeroporto Internacional. Contudo, a finalidade do plantio está além da beleza do paisagismo. O objetivo é mais complexo: reduzir as ilhas de calor e os níveis de gás carbônico que contribuem para o efeito estufa. Imagens de satélite mostram que a temperatura do local aumenta, em média, um grau ao ano, e se mantém em torno dos 38ºC, ou seja, 10ºC acima da temperatura registrada nas regiões arborizadas, como é o caso da Base Aérea, localizada a poucas dezenas de metros de distância. A ação é resultado da primeira parceria da iniciativa privada – financiada por unidades da Cummins Brasil Ltda. em Guarulhos – com o Ilhas Verdes – programa inédito mundialmente reconhecido pela Unesco por combater o aquecimento global com ações locais. Cerca de 80 funcionários participaram da ação voluntariamente. A empresa investiu mais de R$ 20 mil na compra das mudas. E o investimento não para por aí. As árvores terão tratamento especial nos próximos dois anos, até que sejam fortes o suficiente para resistirem às agressões do tempo. Elas serão adubadas, regadas e substituídas, caso seja necessário, por uma empresa especializada. A contratação desse serviço custará aproximadamente R$ 52 mil. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente colocou biólogos à disposição dos voluntários para dar orientações sobre a concessão do local e sobre as espécies nativas mais adequadas para o plantio. Cada árvore plantada funcionará como um ar-condicionado natural, cinco vezes mais potente que um ar-condicionado comum ligado ininterruptamente por 24 horas. Os dados foram extraídos da pesquisa que deu origem ao Ilhas Verdes, financiada pela Fapesp – Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, e desenvolvida pelo Laboratório de Geoprocessamento da Universidade Guarulhos em parceria com a Prefeitura Municipal. Um ano depois de sua implantação, em 2008, o programa virou lei – a primeira política pública de combate ao aquecimento global e de arborização, baseada em mapas termais – e, desde então, viabilizou o plantio de mais de 30 mil árvores em Guarulhos.

Meio Ambiente aberto às parcerias

“Precursora na parceria com o Ilhas Verdes, a unidade da Cummins em Guarulhos abre caminho para uma nova fase do programa, baseada na cooperação entre o poder público e a iniciativa privada para garantir uma cidade mais sustentável”, afirma o diretor da Secretaria de Meio Ambiente e coordenador do programa, Fábio Roberto de Moraes Vieira. “As diversas empresas instaladas no município, sobretudo as comprometidas com a sustentabilidade, devem seguir esse exemplo de ação local que, comprovadamente, terá impacto global.” Texto completo - link: Noticias/Opinões dos Gestores Ambientais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário