segunda-feira, 26 de julho de 2010

Voluntáriado: Sempre tive interêsse na Área Ambiental!

Aline Guarizo, 20 anos Tecnóloga em Gestão Ambiental. Suzano-SP

Assim que terminei o ensino médio em 2006, logo eu queria entrar na faculdade para continuar a estudar, coisa da qual sempre gostei, mas não sabia ao certo o que eu queria cursar, apesar de que sempre tive interesse na área ambiental. Foi então que no início de 2008 comecei a cursar Gestão Ambiental na Universidade de Mogi das Cruzes, no começo não sabia ao certo se estava no caminho do qual queria seguir, nem tão pouco o que seria um profissional formado em Gestão Ambiental. Após o primeiro semestre cursado tive a oportunidade de ter feito biologia na Universidade Presbiteriana Mackenzie, onde ganhei uma bolsa de estudos, ai então me fez parar, e pensar e ver o que eu realmente queria era continuar pelo mesmo caminho na Gestão Ambiental. Caminho do qual me trouxe anseios e ensejos dos quais me fizeram compreender que para ser um Gestor Ambiental é necessário ser consciente sobre seu papel na sociedade e sobre sua responsabilidade ambiental. No segundo semestre do curso entrei para o grupo de voluntariado da SOS Mata Atlântica, que me ajudou muito a me encontrar, e ver o quanto este tipo de trabalho é importante e prazeroso. No quarto semestre final do curso obtive conhecimento sobre a formulação de um protocolo que estava em processo de construção participativa, o Protocolo em Defesa da Recuperação da Qualidade Socioambiental da Bacia Hidrográfica do Alto Tietê Cabeceiras, um documento com metas de curto a longo prazo, que tem como objetivo buscar a sustentabilidade socioambiental da região do Alto Tietê Cabeceiras, do qual fui convidada para participar como voluntária junto ao grupo que se formou em dezembro de 2009. Texto completo: link - Noticias/Opinião do Gestor Ambiental

Texto e foto: Aline Guarizo

Nenhum comentário:

Postar um comentário