quarta-feira, 20 de outubro de 2010

GESTÃO AMBIENTAL - ATRIBUIÇÕES, ESPECIFICAÇÕES, E AS DEMANDAS AMBIENTAIS.

Com a realização da 1ª Conferência Paulista dos Gestores Ambientais -1ª CPGA. A Associação Paulista dos Gestores Ambientais – a partir desta publicação do GA. Fransueldo Pereira da Silva, Presidente da APGAM, iremos colocar a disposição no blogger a produção dos documentos e entrevistas ocorridas nesta “Conferência” devidamente registrados, atendendo a um processo metodológico, e servir de acervo para os próximos passos a serem executados a favor do reconhecimento e regulamentação profissional.

“Os cursos de Gestão Ambiental: Bacharelado, Tecnólogo e Técnico foram elaborados com atribuições e especificações para atender as demandas ambientais, conforme determinação do Ministério da Educação. Demandas fomentadas por evidências da necessidade de um novo estabelecimento da relação “homem e ambiente”. Em pró da preservação, e da conservação de toda forma de vida. Existem lacunas entre as problemáticas ambientais e as possíveis soluções, que as demais profissões não têm habilidade dinâmica para suprir. Não que não queiram responder as tais demandas. É que a sua essência de formação é destinada a outras finalidades, explorando áreas de conhecimento pontuais e específicas. Enquanto que a Gestão Ambiental, por ter na sua essência a interdisciplinaridade e transversalidade, possibilita contemplar com maior habilidade o atendimento das demandas ambientais que perpassam por todas as áreas de conhecimento. Tornando assim, o profissional de Gestão Ambiental, um interlocutor fundamental entre todas as profissões correlatas ou signatárias que atuam na orbita socioambiental. Promovendo a comunicação e a formação de redes, favorecendo a troca de informações, conhecimentos técnicos e científicos. Somando expertises, para contribuir de maneira eficaz, na busca mais eficiente da mitigação dos danos ambientais. Isso significa que minimizar ou evitar danos necessita da adoção de praticas contínuas de planejamento com base nos princípios da prevenção/precaução a fim de garantir a preservação/conservação meio ambiente como um todo. Texto completo - inaugurando o novo link: Regulamentação Profissional.

Texto proferido - 1a. Conferência Paulista dos Gestores Ambientais - realizada na Universidade Federal de São Paulo (31/07/2010), pelo Ga. Fransueldo Pereira da Silva, Presidente da Associação Paulista dos Gestores Ambientais - APGAM

Nenhum comentário:

Postar um comentário